Não é a obesidade que causa as varizes. O peso em excesso é, apenas um fator de risco, ou seja, uma condição que pode favorecer a dilatação dos vasos sanguíneos e aumentar a chance de o problema circulatório se agravar.
A relação entre obesidade e varizes está no fato de que, em uma pessoa obesa, o volume abdominal é maior, com mais gordura entre os órgãos, o que provoca uma maior pressão interna, principalmente sobre as veias pelas quais o sangue retorna para o coração. Essa pressão influencia na circulação. O sangue não consegue fazer o caminho de volta como deveria e parte dele fica retido nas veias da perna, pressionando suas paredes, fazendo com que ocorra a dilatação e a formação das varizes.
Para evitar a incidência de problemas circulatórios, a recomendação é manter o controle do peso corporal sempre em dia. Fuja dos alimentos industrializados, pois contêm grandes quantidades de sódio, gordura trans, açúcar e conservantes e cooperam para o aumento do peso. Faça atividades físicas pelo menos três vezes na semana. A caminhada ou natação, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e atuam no controle do peso.